terça-feira, 16 de junho de 2009

UP - ALTAS AVENTURAS

Tive a feliz oportunidade de assistir ao filme "Up", que no Brasil recebe o subtítulo "Altas Aventuras" - trata-se da mais recente animação da Disney/Pixar, com previsão de estréia no Brasil para o ainda longínquo 04 de setembro.
A premissa: um aposentado vendedor de balões, para escapar de ser enviado a um asilo, resolve "fugir" com sua casa suspensa por milhares de balões, rumo a um território desconhecido da América do Sul, almejado desde sua infância. Na carona, sem querer, ele acaba levando junto um pequeno escoteiro aflito por ajudar um idoso e obter uma insígnia. Sob uma primeira análise, parece mais uma animação bobinha para crianças. Ledo engano...
Assim como em "Wall-E" (2008), a Disney/Pixar investe mais uma vez em uma temática mais adulta, com moral da história e mensagens que só os mais crescidos perceberão nas entrelinhas. É claro que não faltam piadas engraçadas, personagens divertidos e outros elementos para atrair os pequenos, mas uma história que trata de solidão, morte e velhice da forma retratada em "Up" não pode ser considerada infantil.
Ponto para a produção que consegue retratar emoções através de bonecos animados em territórios que muitos diretores não conseguem com atores de carne e osso - e, acreditem, consegue comover. O fator emocional é definitivamente o melhor do filme. O enredo em si é fraquinho e, mesmo para crianças, a trama central da aventura é absurda demais e não se encaixa no contexto geral. A animação é muito bem-feita, casa perfeitamente com a bela trilha sonora, mas é o mínimo que se espera de um produto com a qualidade líder da Disney/Pixar. A produtora, sempre à frente da concorrência, já entendeu que o que falta no mercado das animações é uma pitada de emoção, e nisso "Up" cumpre bem o seu papel.
Na aguardada estréia no Brasil poderemos assistir "Up" em cópias 3D, o que promete tornar a experiência ainda maior.

»JUKEBOX: Este post foi escrito ao som da coletânea "Motown's Greatest Hits", que reúne sucessos do Jackson 5 e do início da carreira de Michael Jackson, quando esse ainda era criança.«


Nenhum comentário: