domingo, 6 de novembro de 2011

CINEMA: O REI LEÃO

Quando o assisti na telona pela primeira vez, em 1994, tinha exatamente a metade da idade que tenho hoje. Este era um ano onde Pixar não era sequer conhecida e o primeiro e revolucionário Toy Story se encontrava há dois anos de seu lançamento nos cinemas. Era até meio incomum adultos e adolescentes irem ao cinema para assistir desenhos (até porque o conceito de animação nem existia) - salvo acompanhados de uma criança.
Nostalgias e comparações à parte, o que venho afirmar é a magnitude que O Rei Leão (The Lion King) representa para o cinema até os dias de hoje. Produção da Walt Disney, a história do leãozinho Simba é um marco na história, seja por sua técnica impecável, por suas valiosas lições ou pela trilha sonora que ficou famosa principalmente pelas canções assinadas por Elton John. O sucesso do conjunto da obra foi tão grande que a Disney, já sob outro comando, cometeu o sacrilégio de realizar duas sequências (uma de 1998 e outra de 2004), coisa que seu fundador jamais permitiria.
Poucas vezes se viu em um desenho tamanha perfeição de traços e movimentos, mesmo dentro da própria Disney, que sempre imperou nesta área.
Talvez o grande trunfo de O Rei Leão tenha sido sua história, sobretudo no que toca na morte do pai de Simba e de como foi apresentada - o mais próximo disso que havia se visto nos grandes clássicos infantis foi em Bambi, de 1942, mas de forma muito mais sutil e sugerida. O roteiro aqui soube tratar a perda de forma emocionante, para tocar crianças e adultos. À parte disso, os incríveis personagens que habitam a trama colaboraram em riqueza e diversão: desde a doce leoazinha Nala, até o pássaro Zazu e o mandril Rafiki, passando, é claro, pela dupla inesquecível Timão e Pumba, que protagonizou sozinha a dispensável sequência de 2004. Um time de peso foi recrutado para dar voz a estes animais falantes: Matthew Broderick (Simba adulto), Jeremy Irons (Scar), James Earl Jones (Mufasa), Nathan Lane (Timão), o Mr. Bean Rowan Atkinson (Zazu) e a hoje apagada Whoopi Goldberg (hiena Shenzi), que à época era uma das maiores estrelas da indústria.
A grandeza de O Rei Leão perdura até os dias atuais, tanto que foi a primeira escolha dentre os clássicos Disney para ser transportado para o formato 3D e reestrear nos cinemas, mantendo-se campeão de bilheterias por 3 semanas consecutivas nos EUA neste ano. Com seu recente lançamento em DVD, Blu-Ray e Blu-Ray 3D ao redor do mundo, bem como suas continuações, perpetua-se mais uma vez o título deste já clássico infantil e universal - e, claro, enche-se mais um pouquinho os já abastados cofres da Disney.

Nenhum comentário: