domingo, 24 de janeiro de 2010

AMOR SEM ESCALAS

Com uma tradução mal feita do título para o português, Amor Sem Escalas (Up In The Air, 2009) está sendo vendido como comédia romântica, porém, a fita dirigida por Jason Reitman, o mesmo de Juno e Obrigado Por Fumar, vai muito além de um romance nas alturas. George Clooney vive Ryan Bingham, um executivo cuja função é viajar os Estados Unidos para demitir funcionários de empresas. Para isso, ele passa 90% de seu tempo fora de casa, vagando de aeroporto em aeroporto, de hotel em hotel, de cidade em cidade - sua casa é o céu pelo qual voa diariamente e seus pertences cabem todos em uma única mala.
Ray, ou Sr. Bingham, como é mais conhecido, é um homem cínico e solitário. Em suas palestras discursa sobre o excesso de bagagem que carregamos, tanto material quanto emocional, sugerindo a libertação do peso e o abandono de tudo que atrapalhar. No decorrer do filme, Ray vai abrindo sua guarda para os espectadores e se revela um homem sofrido, com medos, frustrações e carências, afastado das pessoas e da própria família, cujo único escape é viajar incansavelmente, apagando seu paradeiro e suas referências.
Duas mulheres aparecem em sua vida para abalar seu mundinho fechado: a primeira é Alex (Vera Farmiga), uma executiva viajante e amante casual que termina por servir de centelha para reacender a chama humana de Ray. A segunda é Natalie (Anna Kendrick), uma colega de trabalho de Ray que será sua aprendiz no ofício das demissões e que colocará a sua (e a nossa) consciência em xeque com as atitudes. Durante os 109 minutos de filme, acompanhamos a ascenção e a queda pessoal de Ray, seu modo de lidar com os altos e baixos e a ideia de que sempre se pode tomar um avião para escapar do que chamamos de mundo real.
A história é bem simples, mas diverte e comove moderadamente. Sem grandes surpresas e reviravoltas, o diretor sabe contar a história e conduz bem os personagens, bem representados pelos seus intérpretes, justificando as diversas indicações recebidas para o Golden Globe e para o SAG, embora somente o roteiro tenha vencido na primeira premiação. A história mexe ainda com o assunto da última crise econômica mundial que, embora já mais calma, ainda assombra diversas empresas e funcionários. O assunto das demissões é bem explorado e talvez seja o mérito maior da história, levando a algumas reflexões e mostrando uma ponta de realidade através da ficção.

»JUKEBOX: Post escrito ao som de Glee: The Music, Vol. 1, primeira trilha sonora derivada do seriado revelação da fall season 2009/2010

Um comentário:

Dieta já disse...

Taí uma coisa legal do filme: mostrar essa profissão dos demissores. Eu nunca soube que isso existisse aqui no Brasil. Vai ver é coisa dos Estados Unidos mesmo. Eu achei o filme bom, nada além disso. É daqueles que passa um mês e eu poderia esquecer. Mas acho que isso só não vai acontecer por causa dessa "profissão" do cara que vive para demitir os outros.