quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A FESTA DO SANTO REIS

Conta a história que Jesus Cristo nasceu em Belém no dia 25 de dezembro do ano que viemos a conhecer como ano zero. Conta também a história que no dia 6 de janeiro seguinte, o recém-nascido recebeu a visita de 3 Reis Magos vindos do oriente, que chegaram guiados por uma estrela no céu, trazendo-lhe de presente ouro, incenso e mirra. Este dia ficou conhecido como Dia de Reis, mais lembrado pelo povo ocidental como o dia em que desarmamos a árvore e as decorações de Natal.
Uma verdade precisa sobre os 3 Reis Magos não existe. O único volume da Bíblia que os menciona é o Evangelho Segundo São Mateus, sem sequer precisar o número de Reis que vieram visitar Jesus - presume-se que eram 3 pela quantidade de presentes que trouxeram.
Não se sabe nem mesmo se eles eram reis de fato: segundo pesquisas, é mais provável que tenham sido astrólogos ou astrônomos, uma vez que seguiram a estrela que os levou em direção ao Messias. Acredita-se também que fossem sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia, ou conselheiros. Seus nomes seriam Melchior, Gaspar e Baltazar. Eles ganharam a denominação de Santos Reis somente oitocentos anos após o nascimento de Cristo.
A eles é atribuida a tradição da troca de presentes no Natal, embora algumas culturas ainda o façam somente no próprio Dia de Reis. Na antigüidade, o ouro era um presente para reis, o olíbano (incenso) para sacerdotes, representando a espiritualidade, e a mirra, para profetas (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Os Reis Magos são considerados santos pela Igreja Católica e seus fiéis crêem em seu poder para a concessão de pedidos. Em diversos países são celebrados em cultos e festejos religiosos, como a Folia de Reis, festa de origem portuguesa que acontece principalmente no interior do Brasil no período entre 25 de dezembro e 6 de janeiro.
Embora nenhum fato seja provado, há diversas hipóteses que circulam em torno do nascimento de Cristo e da visita dos Reis Magos. Fiz esta pequena pesquisa na Internet e divido-a aqui com meus leitores. Posso dizer que foi no mínimo culturalmente enriquecedora. Agora que já sei um pouco mais sobre os Reis Magos, vou fazer meus pedidos e desmontar minha árvore de Natal.

Fontes: InfoEscola e Wikipédia.

»JUKEBOX: A trilha do post ficou a cargo de Paraiso Express, o mais recente trabalho do espanhol Alejandro Sanz, saído do forno no final de 2009.«


»MAURICIOPÉDIA: Em alusão à tradicional Festa de Santos Reis, A Festa do Santo Reis foi composta por Márcio Leonardo e é um dos maiores sucessos da carreira do inesquecível soulman Tim Maia

Um comentário:

Estevão disse...

Muito interessante, obrigado por compartilhar as informações.